USP+Caminhável: iniciativa do Butantã+Caminhável!

O Butantã+Caminhável nasceu e cresceu dentro do Programa de Desenvolvimento Humano Pelo Esporte (PRODHE) do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP). Com o objetivo de promover vidas mais ativas por meio do caminhar, explora as potencialidades de tal atividade, dentre elas: sociais, políticas, ambientais, urbanas, culturais e saudáveis.

Dentro do ambiente universitário, realiza um verdadeiro laboratório a respeito do andar a pé, não apenas incentivando e buscando motivar pedestres, mas também identificando as dificuldades do andar a pé e tentando transpô-las. Também está conectado com as atividades da cidade universitária.

  • O ano de 2024 é um ano marcante e muito importante para a USP, uma vez que ela completa 90 anos de história. São décadas de desenvolvimento científico e tecnológico que a tornaram a melhor universidade da América Latina.
  • Além disso, está em andamento a construção de um novo plano diretor de elaboração coletiva para o campus da cidade universitária, concepção da qual é fundamental fazer parte. 

Diante deste cenário, o Butantã+Caminhável volta o seu olhar ao Campus Butantã da USP. Esse espaço, tão importante a nível global, é o nosso lar e parte da nossa área de atuação. O USP+Caminhável surge com a ambição de ajudar os alunos, funcionários, moradores do Butantã na apropriação do nosso espaço. Atividades e ações já vêm sendo realizadas no espaço universitário, sendo algumas delas:

  • caminhadas de recepção com calouros da Escola de Educação Física e Esporte;
  • distribuição de cartazes pelo campus informando e estimulando as escolhas pelo andar a pé.

Tais experiências se mostraram positivas, com ganho de engajamento e maior projeção do projeto perante os usuários do ambiente universitário. 

A mais nova atividade proposta pelo USP+Caminhável é de caminhadas interativas em territórios do campus definidos no processo de elaboração do Plano Diretor. Tal atividade tem o fim de avaliar as condições de caminhabilidade da cidade universitária, propiciando aos participantes maior capacidade de debater e propor mudanças relevantes. Desta forma, o campus pode ser um amplo espaço de convivência e pertencimento, para além de um lugar de passagem. Então, vamos lá:
  • Quando: 12 de abril, 14 horas.
  • Ponto de encontro: Praça do Relógio (no relógio).
  • Com um olhar especial para dois temas do Plano Diretor: Mobilidade e Convivência, Segurança, Pertencimento e Relação com a cidade.

E acompanhe todo o processo de elaboração do Plano Diretor Campus Butantã no site: https://planodiretor.cb.usp.br/

Ao experimentar, complementar e repercutir nossas descobertas, iremos tornar o campus cada vez mais nosso!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Butantã+Caminhável: conectando pessoas e territórios

Caminhada cultural - 24 de abril - 16 horas